Cadastro PIS 2020: Inscrição PIS, Quem Tem Direito, Como Receber

by

O cadastro PIS 2020 de trabalhadores que têm direito ao recebimento do abono é feito pela própria empregadora. Automaticamente, o valor passa a ser depositado. Há a opção de fazer o cadastro PIS 2020 em uma agência da Caixa para receber o benefício por intermédio do Cartão Cidadão. Entenda!

Cadastro PIS 2020

Cadastro PIS 2020

Como funciona o cadastro PIS?

Criado a partir de um decreto federal, o Programa de Integração Social (PIS) representa uma bonificação salarial aos funcionários da iniciativa privada.

A ideia é conceder uma gratificação à mais para esses trabalhadores, como se fosse um 14° salário. Sendo que o valor depende dos meses trabalhados no ano anterior ao de recebimento.

Os trabalhadores que têm direito ao benefício são identificados a partir de uma sequência numérica, esta que pode ser a mesma do NIS ou NIT.

✓ Saiba como saber o número do PIS/PASEP

As cotas são depositadas uma vez ao ano, e a rede da Caixa Econômica Federal é a responsável por realizar os pagamentos.

Sendo que o saque pode ser feito diretamente na conta corrente dos agenciados, ou utilizando Cartão Cidadão, próprio para benefícios.


Quem tem direito ao PIS 2020?

O primeiro passo para fazer parte do grupo de funcionários de quem tem direito ao PIS 2020 é certificar-se de que a empregadora realizou o cadastro PIS 2020 e incluiu o trabalhador.

Esse processo é feito quando os dados do funcionários estão devidamente preenchidos no RAIS, e a empresa efetua a inscrição do trabalhador no NIS.

Cadastro PIS 2020

Para o recebimento do benefícios é preciso cumprir com as exigências sobre:

  • Estar cadastrado no PIS há pelo menos 5 anos;
  • Ter recebido salário mensal média de até dois salários mínimos durante o ano-base;
  • Ter exercido atividade remunerada para Pessoa Jurídica, durante pelo menos 30 dias;
  • Ter seus dados informados pelo empregador corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).


Como fazer o cadastro PIS 2020

O cadastro PIS 2020 representa a inserção do funcionário no chamado Número de Identificação Social (NIS). Voltado para os trabalhadores beneficiados por programas sociais.

A empresa deve realizar a inscrição de forma virtual, e a iniciativa desse cadastramento é da Caixa Econômica Federal.

A ideia é facilitar o acesso a identificação de pessoas que recebem benefícios do Governo, seja o abono salarial, seguro desemprego e FGTS.

Esse número fica descrito no Cartão Cidadão e também na Carteira de Trabalho. E é o mesmo registrado no PIS e PASEP 2020.

A empresa encontra uma página da CAIXA como na imagem abaixo, e realiza a inscrição de todos os seus colaboradores que têm direito aos programas.

Cadastro PIS 2020

Sabendo que está devidamente inscrito e que foi incluído na declaração de RAIS da contratante, o trabalhador deve comparecer até uma agência da Caixa para formalizar o pagamento do PIS. Optando pelo depósito em conta corrente ou solicitando o Cartão Cidadão.

Nesse momento é preciso levar documentos como:

  • Certidão de identificação pessoal – RG, CPF;
  • Carteira de Trabalho;
  • Número do NIS/PIS.

Valor PIS 2020

O valor do PIS 2020 é diferente para os mais de 3 milhões de brasileiros que recebem o abono e estão no cadastro PIS 2020.

Tudo depende dos meses que foram trabalhados no ano anterior ao de recebimento. E ainda, no atual peso do salário mínimo. É feito um cálculo com base na fórmula:

  • 1/12 do salário mínimo x meses trabalhados = valor do PIS.

Hoje, o salário vale R$998 e 1/12 de seu valor é 83,166. Por isso, para definir o abono de um trabalhador que atuou dentro da empregadora 11 meses o cálculo é de:

  • 83,166 x 11 = 915,00.

Quando o resultado for decimal, isto é, com o conhecido “quebrado” a quantia é arredondada para mais.


Como receber o Abono Salarial?

Depois de feita devidamente a inscrição no PIS 2020, o trabalhador deve aguardar o mês de recebimento com base no calendário do programa. E comparecer até uma agência da Caixa ou Casa Lotérica para fazer o saque do PIS 2020.

É importante portar um documento de identificação pessoal, como o RG, além do Cartão Cidadão ou cartão da conta corrente. O recebimento pode ser feito em um caixa eletrônico ou guichê de atendimento.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 1

Cadastro PIS 2020: Inscrição PIS, Quem Tem Direito, Como Receber

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *