Como Saber o Número do PIS/ PASEP: Pela Internet

by

Se o trabalhador não foi orientado sobre como saber o número do PIS/PASEP, este deve procurar uma agência da Caixa ou Banco do Brasil. Outra opção de como saber o número do PIS/PASEP é fazendo a consulta online, o processo é simples e solicita a inserção de dados de identificação do indivíduo.

Como Saber o Número do PIS/ PASEP

Como Saber o Número do PIS/ PASEP

O que são PIS e PASEP?

Tanto o Programa de Integração Social (PIS) como o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP), são benefícios garantidos aos trabalhadores e previstos em Lei.

A diferença é que o PIS é concedido aos contribuidores da rede privada, e o PASEP da rede pública. O abono salarial concedido por intermédio desses programas é uma gratificação pelo tempo de contribuição do funcionário.

✓ Conheça o reajuste do salário mínimo 2020

O valor pago pode chegar a um salário mínimo federal o que hoje equivale a R$998. Esta quantia é concedida ao trabalhador que atuo na empresa durante os 12 meses do ano base.

Para o pagamento os beneficiados devem receber o benefício do PIS por intermédio da Caixa Econômica Federal. E os inscritos no PASEP sacam o dinheiro no Banco do Brasil.


Quem tem direito ao PIS e PASEP 2020?

Como foi dito, quem tem direito ao PIS e PASEP 2020 são trabalhadores da rede pública e da rede privada. Mas, não são todos os funcionários que recebem o benefício.

✓ Veja quem tem direito ao PIS 2020

O público que deve receber o abono é identificado a partir do número do PIS/PASEP, e deve preencher aos requisitos:

  • Receber rendimento mensal de até 2 salários mínimos;
  • Estar cadastrado no Pasep / Pis há pelo menos cinco anos;
  • Ter trabalhado no mínimo 30 dias no ano base de referência do benefício;
  • Seja informado corretamente no Relatório Anual de Informações Sociais (RAIS) do ano base em referência.

O pagamento pode não ser efetuado caso haja algum erro na inclusão do trabalhador no RAIS, por isso é interessante conversar com a equipe de RH da empresa caso conste esse impedido.


Número PIS/PASEP 2020

A sequencia do número PIS/PASEP 2020 serve para identificar os funcionários que por direito recebem o abono salarial. O número é gravado no cartão de saque do beneficiado, como o Cartão Cidadão concedido aos inscritos no PIS.

✓ Veja quanto será o valor do Abono Salarial 2020

A identificação pode ser consultada na própria Carteia de Trabalho, pois é a mesma sequencia numérica contida no documento. Sendo intransferível e única, já que marca o registro de cada trabalhador.

O número fica exposto como na imagem acima, e é emitido logo quando a primeira via da Carteira de Trabalho é solicitada.

Caso não saiba qual a identificação, ou desejar ter acesso ao número de PIS / PASEP de um familiar falecido, uma boa opção é comparecer até uma agência da Caixa ou Banco do Brasil e pedir que seja feita a consulta. No caso de terceiros é necessário comprovar o vínculo.


Como saber o número do PIS/PASEP?

Além da consulta na Carteira de Trabalho, é possível verificar a identificação dos benefícios do PIS e PASEP via internet. Ressaltando que essa sequencia é importante para o acesso ao extrato de pagamento do programa, solicitação do benefício e consultas em geral.

A forma de como saber o número do PIS/PASEP via internet é acessando o portal do CNIS. No site o trabalhador insere os seus dados e tem como resultado da pesquisa o número do benefício.

  • Acesse o CNIS e selecione ‘Cidadão’;

Como Saber o Número do PIS/ PASEP

  • Na opção ‘Inscrição’ no canto superior da página, escolha ‘Filiado’;

Como Saber o Número do PIS/ PASEP

  • Preencha os dados solicitados pelo portal e por fim tenha acesso ao número do benefício de direito.

Como Saber o Número do PIS/ PASEP

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 1

Como Saber o Número do PIS/ PASEP: Pela Internet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *